Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Reinventa-Te

Como a Gratidão pode mudar a sua vida

Desafio Reinventa-Te em 30 dias. Dia#1

07.04.20 | Ana Paula Pimentel

Estou a iniciar um programa de 30 dias com exercicios, reflexões e sugestões para criar mudanças positivas, conscientes e facilitadoras, não só durante este periodo de eventos potencialmente traumáticos mas também para criar resiliência a longo prazo e desenhar a  vida que sempre desejou. 

 

Se eu pudesse dar-lhe apenas uma sugestão de mudança na sua vida, de forma rápida com o máximo de impacto, eu diria: comece a praticar gratidão.

Especialmente em épocas de dificuldades, com a necessidade de enfrentar grandes desafios, em que tudo parece correr mal, quando o desespero nos impede de avançar, quando os obstáculos se acumulam... é muito importante manter uma atitude positiva que nos impeça de seguir pelo caminho do "nada corre bem", "tudo me acontece" ...

Personal Card.jpg

 

A técnica da Gratidão consiste em, diariamente, reconhecer 2 ou 3 coisas pelas quais nos sentimos gratos. Podemos estar gratos pela família, pela comida que temos disponível, pelo conforto da nossa casa, pela família, pelos amigos, pelo telefonema do chefe, pela oportunidade de fazer algo novo, pela saúde... pense em tudo o que lhe aconteceu no ultimo dia e sinta a gratidão pelas pequenas ou grandes coisas que aconteceram.

Pode escolher fazer este exercício de manhã, para criar positividade para enfrentar um novo dia, ou à noite para fechar o dia, descontrair, acalmar e preparar-se para uma noite reparadora.

Pode fazê-lo mentalmente ou pode decidir escrever um diário de gratidão onde pode também escrever decisões e objectivos de vida. Passar estas ideias para o papel é sempre  mais impactante, quer pelo contributo do ritual da escrita que permite elaborar, esclarecer e fixar melhor a informação, quer pelo facto de poder rever a informação à posteriori e reconhecer um caminho percorrido.

Pode fazer este exercício individualmente ou pode também fazê-lo em família, especialmente com crianças é uma forma muito interessante de perceber como passaram o dia, quais os seus medos e angústias e como podem aprender a lidar com essas emoções.

 

 

Partilhe aqui algo pelo qual se sente grato/a, neste momento.

 

11 comentários

Comentar post